Tratamentos rápidos para cicatrização de feridas

Nunca estamos livres de nos machucarmos no dia a dia. Seja cozinhando ou trabalhando, acidentes podem acontecer. O importante é não se desesperar e estar preparado para cuidar da sua saúde e da sua família. Um curativo é uma solução simples e eficaz para tratar uma ferida aberta na pele.

Primeiramente, o curativo age como uma barreira, separando a ferida aberta do contato com as bactérias do ambiente. Por isso, ele é essencial para controlar uma contaminação, evitando complicações. Além disso, os curativos contêm o sangramento, melhoram a cicatrização, protegem o local da ferida aberta e contribuem na fixação de medicamentos.

Para cicatrizar em um tempo curto uma ferida é importante ter alguns cuidados como lavar a ferida e fazer o curativo, ter uma alimentação saudável e utilizar pomadas e produtos cicatrizantes.

Além disso, é aconselhado evitar hábitos de vida danosos, como fumar, beber bebidas alcoólicas ou ter um estilo de vida sedentário. Estes hábitos tendem a prejudicar a circulação sanguínea, fazendo com que exista menos sangue chegando na ferida, atrasando, assim, o processo de cicatrização.

Feridas profundas, muito extensas ou que apresentem sinais de infecção, como pus, inchaço ou dor, devem ser sempre avaliadas por um médico ou enfermeiro, pois podem precisar de um tratamento mais adequado.

Aplicar uma compressa quente sobre o curativo ou sobre a ferida por 15 minutos ajuda a aumentar o fluxo de sangue para a região, aumentando a quantidade de nutrientes e células no local, acelerando a cicatrização. Esta técnica pode ser feita entre 2 a 3 vezes por dia, mas só deve ser feita depois que a casquinha se formou.

Independente do processo, tenha a Terapia de Feridas como parceira do seu tratamento para resolver demandas como essas e evitar complicações maiores no seu corpo e na região do ferimento.