Sabemos que as tatuagens não são um procedimento tão simples assim e que seu processo não acaba assim que você sai do estúdio. Na realidade, após o término do trabalho do tatuador, inicia-se um processo de cicatrização da tatuagem que irá durar, em média, de três a quatro semanas, dependendo do local onde foi realizado.
O processo de cicatrização começa logo após o término do trabalho do tatuador e dura uma média de três a quatro semanas. Para que ele ocorra da melhor maneira possível – e sem prejudicar o resultado final da arte, é necessário seguir as recomendações do seu tatuador e utilizar os produtos ideais durante o aftercare.
A pigmentação da pele gera um processo inflamatório cutâneo, por ser um procedimento intrusivo. Nesse período inflamatório, há a ativação do sistema imunológico e das vias de cicatrização, resultando em uma vermelhidão na área tatuada. Alguns tatuados também podem apresentar certo inchaço na região, mas isso é parte natural do processo de cicatrização. O tempo de recuperação nesta etapa é variável, com uma duração em torno de uma semana.
Geralmente, nesta segunda fase da cicatrização da tatuagem pode surgir a aparição de prurido em sua tatuagem. Além disso, as crostas já estão bem formadas e, provavelmente, estão começando a descamar. Este processo vai continuar durante cerca de uma semana e, é essencial que não seja removido.
Já na última fase de cicatrização da tatuagem, a maioria ou todas as crostas já caíram, no entanto a área pode estar um pouco seca. É notável que a cor do desenho não estará tão vibrante como de imediato, mas isso é normal do processo.
Se você apresentar quaisquer sintomas, além dos citados acima, entre em contato com seu tatuador imediatamente. Provavelmente, ele não é um médico licenciado, porém é mais familiarizado com os sinais de uma cicatrização normal e de uma cicatrização com problemas. Caso ele constate uma infecção, contate-nos para cuidar da área afetada. A Terapia de Feridas cuida de você e da sua tatuagem.