Reincidência de feridas no mesmo local: quais os procedimentos?

Uma ferida imediata pode necessitar de cuidados emergentes e uma rotina de atenção ao local da ferida. Mas quando há a reincidência ou a piora do quadro, é melhor uma análise mais profunda do que está acontecendo com o paciente. As feridas podem ser causadas por traumas, acidentes, cirurgias ou doenças. Na maioria das vezes elas são superficiais e de simples tratamento, mas é preciso ficar atenta à cicatrização e reincidência do problema.

Alguns fatores também podem afetar a cicatrização. Entre eles estão a infecção da ferida, nesse caso a cicatrização tem que disputar os fatores imunológicos com a infecção, e a oxigenação do tecido, já que uma circulação deficiente reduz o fornecimento de oxigênio aos tecidos desacelerando a cicatrização.

Um outro fator seria a idade avançada. Alguns tipos de medicamentos e o cigarro também podem prejudicar a cicatrização. O avanço da idade diminui a velocidade metabólica celular. Acima dos 60 anos, é comum o surgimento de disfunção vascular, diabetes e aumento dos níveis de colesterol e triglicerídeos. Além disso, drogas, anti-infamatórios corticoides, quimioterápicos e a nicotina podem influenciar no processo cicatricial por diminuírem a resposta imunológica normal.

Com relação as feridas crônicas, essas possuem uma cicatrização tardia e demorada, decorrente de lesões reincidentes e de longa duração, que dificulta a integridade anatômica e funcional do local acometido.

Observe a lesão para identificar elementos como local, tamanho, profundidade, presença de corpos estranhos, sujeira, secreções, pus, dor e odor. Com essas informações, será mais fácil a comunicação com a nossa clínica especializada em terapia de feridas, para que seja feito o atendimento e assistência adequada.