Os pontos são fios cirúrgicos que são colocados em uma ferida operatória, ou em um machucado, para unir as bordas da pele e promover a cicatrização do local.
A retirada dos pontos deve ser realizada por um profissional de saúde, no hospital ou posto de saúde, após a cicatrização correta da pele, o que ocorre geralmente entre 7 a 10 dias, não sendo recomendada a retirada antes do 7º dia para evitar complicações.
Esse período pode variar dependendo da profundidade, extensão da ferida e também das características de cada pessoa como idade, obesidade, diabetes, alimentação adequada ou o uso de medicamentos como quimioterápicos, anti-inflamatórios e corticoides.
Após retirada de todos os pontos, a limpeza da ferida pode ser feita normalmente durante o banho com água e sabão. É necessário manter o local hidratado e pode-se utilizar pomadas cicatrizantes. Manter os pontos além do período indicado para retirada pode desfavorecer o processo de cicatrização local, causar infecções e deixar cicatrizes.
Mas existem os pontos que são absorvidos pelo próprio corpo e que não necessitam de remoção nos serviços de saúde. Os pontos absorvíveis podem levar até 120 dias para total absorção dependendo do seu material.
Após a retirada dos pontos, é importante limpar bem a região com água e sabão e secar o local com uma toalha limpa delicadamente. É importante também observar diariamente a região em busca de sinais de inflamação ou infecção, como vermelhidão, inchaço ou presença de pus, sendo necessário consultar um dos nossos profissionais aqui da Terapia de Feridas, onde estaremos prontos para te ajudar.