Qual a diferença entre laceração e escoriação?

A laceração é um corte profundo de sua pele. Acidentes com facas, ferramentas e maquinaria são causas frequentes de lacerações. No caso de lacerações profundas, o sangramento pode ser rápido e extenso.

Um dos casos onde há mais incidência de laceração é no rompimento natural da pele ou de outras estruturas do períneo para possibilitar que o bebê consiga sair. Ela pode ocorrer porque o canal do parto é muito estreito ou então porque a zona do períneo não conta com a elasticidade suficiente para facilitar esse processo.

Nesta situação, as lacerações podem ser de diferentes tipos. No Primeiro grau envolve apenas pele e mucosas. O Segundo grau, envolve os músculos ao redor da vagina. No Terceiro grau acomete também parte da musculatura do ânus. E no Quarto grau envolve todo o ânus e estruturas próximas.

Já Escoriações são lesões simples, que ocorrem na camada mais superficial da pele, por exemplo uma perna ralada em uma criança, sem perda ou destruição do tecido. No geral, o sangramento é pequeno, porém podem ser muito dolorosas porque as terminações nervosas ficam expostas.

Mesmo que o ferimento seja simples, é importante ficar atento a alguns sintomas que podem indicar infecção, como vermelhidão e aumento da temperatura da pele ao redor da lesão.

Independente de um dos casos, procure a Terapia de Feridas para tratar esses tipos de ferimentos e o atendimento adequado para cada um, assim como a assistência completa e o tipo de procedimento em cada biotipo.