As lesões de pele estão presentes na vida de todos nós, nos acompanhando por todas as fases, desde a infância até a terceira idade. Arranhões, cortes e queimaduras. Com o surgimento de cada machucado, surge um conselho de avó, de mãe, de vizinha para tratar a ferida e fazer com que cicatrize logo. Mas, muitas vezes, esses conselhos não ajudam e até podem atrapalhar o processo de reepitelização, resultando, por vezes, no agravamento do caso.
Uma das principais causas é a não identificação e tratamento da causa da ferida. A cicatrização pode não acontecer ou até mesmo se ampliar ou agravar, aumentando o tempo do tratamento correto. É totalmente não recomendado iniciar um tratamento sem antes consultar um profissional da área de Saúde. O especialista adequado para o tratamento de feridas está apto a tratar até as lesões mais complexas, como feridas crônicas.
Sabe aquelas receitas baseadas em lendas populares? Não tem embasamento científico ou recomendação de qualquer indicação que sugira utilizar produtos que não sejam específicos para limpeza ou tratamento de lesões. Essa prática não ajuda em nada e, na grande maioria dos casos, acaba retardando o processo de cicatrização, tornando o local um “grande convite” a inflamações, aumentando as chances de infecção e causando dor desnecessária.
Passar sabão na área do ferimento também pode ser um grande erro. Apesar de muito indicada, essa orientação pode afetar o a cicatrização da ferida. Os sabonetes neutros, perfumados e comuns são compostos por uma série de produtos químicos que podem prejudicar o processo da cicatrização. O ideal é sempre limpar a área lesionada com soro fisiológico em jato.
Para não cometer nenhum erro, acione a nossa Clínica de Tratamento de Feridas e tenha um profissional capacitado para resolver esses e outros problemas, além de você não ter agravantes devidos a erros de procedimentos. Nós queremos o seu bem.