Deixando em destaque o Dia Internacional da Mulher, vamos conversar sobre saúde, principalmente na ocasião de ferimentos, lesões e cicatrizes, assim como tratá-los de maneira ágil, rápida e segura.
A primeira dica é checar a lesão para identificar elementos como local, tamanho, profundidade, presença de corpos estranhos, sujeira, secreções, pus, sangue, dor e odor. Com essas informações, será mais tranquila a comunicação com o profissional, caso seja necessário.
As feridas precisam ser lavadas. Para lesões acidentais, como cortes e ralados, lavar o local com água e sabão é o primeiro passo para higienizar e tratar o problema. Entretanto, as feridas, principalmente crônicas, não devem ser lavadas durante o banho porque a água fica contaminada com a sujeira do corpo, o que pode acabar causando contaminação.
Outro ponto é proteger os tecidos sadios. Já os mortos e desvitalizados precisam ser removidos, para evitar infecção dos tecidos saudáveis próximos. A ferida deve ser protegida com um curativo ou cobertura que permita a troca gasosa, a coleta dos líquidos e eventuais secreções.
E Como saber se a ferida está curando? A dor diminui, o tamanho da lesão reduz e você começa a perceber a cicatrização pelo aparecimento do tecido de granulação, que é aquela pele mais dura e avermelhada que se forma na área.
É importante verificar se o ferimento pode ser sinal de alguma doença. Diversas enfermidades podem desencadear feridas na pele, como câncer de pele, diabetes, hanseníase, entre outras.
Essas dicas são essenciais no cuidado com feridas. Por esse motivo o tratamento de feridas merece maior suporte profissional. Conte com o nosso trabalho para garantir qualidade de vida no seu dia a dia.