Pós Maternidade: o que precisamos saber?

Após dar à luz, a mais nova mãe precisa de uma série de cuidados durante o período pós-parto, também conhecido como puerpério. Geralmente um mês e duas semanas, onde seu corpo retorna ao estado anterior à gravidez. É importante que a mulher seja bem acompanhada e tenha ajuda adequada, pois além das mudanças físicas e em seu humor, ela enfrentará uma nova rotina com o bebê.

Os cuidados começam logo após o parto e se estendem durante a internação hospitalar e, após a alta, variando de acordo com as modificações esperadas em cada fase. Na primeira hora depois do parto, no qual a mulher ainda está na sala de parto ou de recuperação, é fundamental a vigilância de sangramento vaginal, pois é o período de maior risco de hemorragia. Sobretudo, sempre que possível, recomenda-se o estímulo à  amamentação e ao contato pele a pele com o bebê.

Durante o período de internação, que normalmente dura 2 a 3 dias, é o momento para entender as principais alterações do pós-parto e os cuidados a serem tomados, pois sempre haverá suporte da equipe de enfermagem. O sangramento que começa logo após o parto, chamado de loquiação, pode durar por todo o puerpério, mudando suas características e diminuindo sua intensidade, sendo que nos primeiros 3 a 5 dias é mais intenso, a seguir,  isso vai reduzindo a quantidade, ficando inicialmente mais escuro e após, amarelo e transparente. O uso de absorvente pode ser usado, porém, recomenda-se trocá-lo várias vezes ao dia, dar preferência aos de algodão e evitar o uso de absorvente interno, principalmente nas primeiras duas semanas a fim de diminuir o risco de infecções.

Assim que for permitido, é vital caminhar no quarto para ajudar na prevenção de trombose, além de ajudar na melhora da constipação intestinal, que são muito comuns e podem causar desconforto e dor abdominal. Nos primeiros dias, é normal sentir cólica, principalmente ao amamentar, devido ao hormônio liberado na amamentação (ocitocina), que age contraindo o útero o que contribui para prevenção de hemorragia. Como o útero fica aumentado de tamanho após o parto, próximo à cicatriz umbilical, a cólica é mais perceptível nos primeiros dias. Com a redução do útero, em média de 1 cm diário, ele se torna intrapélvico (dentro da bacia da mulher) e após 2 semanas em média, o incômodo reduz bastante. Lembrando que sempre serão prescritas medicações para controle de dor nos primeiros dias.

No caso de cesárea, a cicatriz deve ser lavada com água e sabão pelo menos 1 vez ao dia e mantida sempre seca, a cicatrização da pele ocorre em 7 a 10 dias. O parto normal, por sua vez, é comum ocorrer inchaço na região genital, que normalmente melhora em 2 a 3 dias, porém fazer compressa gelada no local pode ajudar. Caso ocorra laceração de canal de parto ou episiotomia, é aconselhado não ter medo de ir ao banheiro, só é importante saber que ardência ao urinar pode ser comum nos primeiros dias e melhora com o tempo. O importante é sempre lavar com água e sabão após ir ao banheiro e não usar papel higiênico para evitar inflamação dos pontos.

Conte com os nossos profissionais para garantir todo o suporte necessário neste processo de recuperação enquanto você demonstra todo o seu amor ao bebê. Estamos à sua disposição

Deixe um comentário