O ato de amamentar é um das formas mais naturais de conexão entre mãe e filho, um processo de criação e amor logo nos primeiros meses de vida e fundamental para o desenvolvimento do bebê. Entretanto, esse contato pode ter alguns problemas que não forem resolvidos logo no início, podem trazer riscos para ambos.
Há muitos casos de mães que precisam de ajuda e conhecimento neste ato, principalmente para casos desconfortos, feridas e rachaduras dos bicos, acúmulo (ingurgitamento mamário) ou pouco leite, a pega correta do bebê e o período de adaptação. O importante é que o bebê mantenha a boca aberta e que o mamilo seja direcionado ao céu da boca dele. A criança deve ser estimulada a pegar mais a parte de baixo da aréola. Isso, associado a um bom fluxo de leite, favorece que o bebê realize sucções efetivas, ou seja, que ele consiga extrair uma quantidade de leite essencial. A mamada também se torna mais confortável para a mãe.
É recomendado à mulher ingerir, no mínimo, 2 litros de líquidos por dia, além do consumo de peixes e carnes magras, e preferência preparadas sem o processo de fritura. E também é necessário evitar alimentos ricos em sódio, como temperos industrializados, molhos prontos, produtos super processados e conservas. O excesso de sal que esses alimentos ocasionam a retenção de líquidos e levam ao inchaço. Lembrando que é necessário muita energia para a amamentação, então, a preocupação com calorias deve ser acompanhada por um profissional adequado, entretanto, deve-se evitar dietas restritivas.
O leite materno possui os nutrientes necessários para o desenvolvimento do bebê. Além da digestão fácil, também protege contra doenças, principalmente anemia, as respiratórias, gastrointestinais e aparecimento de alergias e infecções. Ele também estimula, desenvolve e fortalece a musculatura facial, preparando para a mastigação e a fala. Para a mãe, os benefícios da amamentação são: a prevenção do câncer de mama, de ovário e de útero, sobretudo a osteoporose, reduz o sangramento pós parto e resulta no retorno ao peso original.
A nossa clínica se coloca à disposição e oferece uma equipe para acompanhar a mãe durante todo o período de amamentação, com orientações, prevenção e acompanhamento também para a criança. Evitando surgimento de dores, feridas e mau posicionamento do bebê com o bico durante a mamada. Tudo para este momento seja o mais belo e confortável possível para ambos.