O que é síndrome edemigênica?

A síndrome edemigênica é uma doença caracterizada por um acúmulo considerável de líquido nos tecidos do corpo. Várias doenças, como a insuficiência cardíaca, a doença renal crônica, a cirrose hepática, as falências vasculares e até algumas alergias podem levar a um quadro dessa enfermidade, principalmente em pacientes com algum problema no coração, no rim, no fígado ou na tireoide.

Um dos principais sintomas da síndrome edemigência é o aparecimento de edemas em algumas partes do corpo, como mãos, pés e braços. Em alguns casos, pode aparecer no corpo todo, sendo mais difícil de ser percebida. A condição pode ser tratada desde que o problema causador do aparecimento dos edemas seja descoberto.

Edemas ou os inchaços podem ser generalizados ou aparecerem em apenas uma parte, sendo as mais comuns como pernas e braços, que ficam inchados por causa da retenção de líquidos nessas regiões. Entre os principais riscos de complicação, é que um edema não tratado pode fazer com que o líquido acumulado se desprenda dos tecidos  e causar a morte. O tratamento é realizado com o uso de medicamentos para remover o excesso de líquido, além do acompanhamento de profissionais especializados.

Em alguns casos, o médico pode indicar repouso, elevação do membro afetado acima do nível do coração, redução da quantidade de sal consumida e remédios diuréticos para auxiliar na liberação do líquido por meio da urina.

Por isso, conte com a equipe especializada da Terapia de Feridas para cuidar da sua saúde, do diagnóstico até a finalização, tendo profissionais para cuidar totalmente do paciente pelo tempo que ele precisar.