O passo a passo do Pós-operatório

Após todo o procedimento cirúrgico e o tratamento da lesão na pele, é o momento de focar no pós-operatório. Este processo requer cuidados especiais até a sua reabilitação completa. É um momento crucial após um procedimento cirúrgico, no qual o enfermeiro acompanha e previne complicações e garante que a cicatrização fique completa, seguindo o plano adequado de alta e orientações, evitando desconforto e complicações.

A primeira recomendação, o repouso, é o mais recomendado para evitar aflições e agravamentos físicos em decorrência de possíveis pontos e da cicatrização da região operada. Orientado pelo profissional responsável, o tempo de descanso também pode ser ampliado para evitar atividades como deslocamentos bruscos, dirigir, levantar pesos ou fazer atividades físicas até obter uma ordem médica. Entretanto, após alguns dias, é importante desempenhar exercícios respiratórios e se movimentar para prevenir infecções.

Além do repouso, o organismo necessita de nutrientes e de energia para poder retomar seu funcionamento normal. Dependendo da gravidade do procedimento, o profissional pode prescrever uma dieta específica, mas existem cuidados gerais que auxiliam em diversos casos. Manter-se hidratado, ingerir alimentos leves, evitar exposição demasiada ao sol, não fumar ou pular refeições, além de ser de fácil digestão e em pequenas porções é a direção correta.

Outro ponto a ser trabalhado é manter a proteção da cicatriz, ponto ou curativos. Cuidar da assepsia no período pós-operatório é a medida fundamental para uma boa recuperação. O curativo protege a cicatriz e tem o objetivo de evitar que ela infeccione. Por isso, é importante observar e acompanhar a evolução da cicatrização, assim como lavar bem as mãos e esterilizá-las com álcool 70% toda vez que for tocar na  lesão para fazer o curativo novamente. Indicativos de inflamação, vermelhidão, dor e inchaço na região da cicatriz são um alerta para procurar o profissional responsável e receber instruções necessárias.

Lembrando que, qualquer detalhe que possa virar uma complicação, é necessário repassar ao profissional que vai te ajudar na recuperação perfeita da lesão. Conte com a nossa clínica para te auxiliar neste processo tão crucial para a sua vida.