Você já reparou que as pessoas idosas costumam ter feridas e hematomas que demoram mais para cicatrizar? Isso acontece porque as células envelhecem junto com o corpo, o que diminui a capacidade de cicatrização da pele.
Quando envelhecem, as células perdem a mesma capacidade de divisão que possuíam antes. Por consequência, a pele se torna mais fina. Além disso, a substituição das células de gordura, que formam uma camada amortecedora sob a pele, também diminui com a idade. Portanto, a pele dos mais velhos é mais propensa a lesões.
As causas mais prevalentes das lesões de pele relacionam-se às úlceras por pressão, insuficiência vascular (venosa ou arterial), traumas, restrições na mobilidade (transitória ou permanente) e neuropatias diabéticas, estando seu surgimento relacionado a fatores extrínsecos, como agentes químicos, exposição térmica, pressão externa (tempo dependente), atrito e fricção da pele e, intrínsecos, como diminuição de glândulas responsáveis pela hidratação, alterações estruturais como diminuição da espessura da epiderme e derme e redução das fibras de colágeno e elastina; alterações nas respostas imunológicas e neurológicas como condução nervosa lentificada com implicações na sensibilidade e resposta motora
Sendo assim, a probabilidade de quedas se intensifica e as quinas dos móveis, tapetes soltos ou os objetos pontiagudos são os que mais contribuem para esses acidentes. Além disso, o piso escorregadio e a ausência de puxadores também facilitam os tombos.
Dependendo da altura e da forma como o idoso caiu, as feridas podem ser de dois tipos: escoriações leves (pequenos arranhões) ou debridamento mais profundo (feridas com extravasamento de sangue).
Quando não dá para evitar o machucado e a lesão acontece, também é mais difícil cicatrizar adequadamente. As células imunes envelhecidas não têm a mesma capacidade para defender o corpo contra bactérias, e o risco de infecção aumenta. Já na fase de regeneração, as lentas taxas de divisão celular se traduzem em uma lenta recuperação da pele.
Contate a nossa equipe de Terapia de Feridas para reconhecer os tipos e curativos para cada situação ajuda a prevenir as lesões dos idosos, uma vez que esses indivíduos são mais suscetíveis a esses problemas.