Feridas: o processo de cicatrização do corpo

Quando sofremos um ferimento, por mais leve que seja, a pele pode passar por um processo de rompimento e restauração do tecido. Isso pode levar dias ou meses, dependendo da gravidade e extensão da ruptura. Mas como funcionam todas as etapas de restauração em um indivíduo?

A cicatrização abrange vários eventos celulares e bioquímicos. O tempo desse processo varia porque depende do prolongamento da ferida, faixa etária, sexo, staus de saúde, presença de infecção local, vascularização da região em que se encontra a ferida, assim como outros fatores.

O processo de cicatrização é um processo complexo, cuja finalidade é restaurar os tecidos machucados. Para isso, o corpo segue uma sequência com três partes dependentes umas das outras e sobrepostas, isto é, sem definição precisa de tempo entre uma fase e outra.

As três fases são: Inflamatória, Granulação e Remodelamento. O colágeno é a proteína em maior quantidade no corpo humano e também é o principal componente da matriz extracelular dos tecidos. Tem como estrutura uma rede densa resultante da sua constante deposição e reabsorção. O tecido cicatricial é resultado da interação entre sua síntese, fixação e degradação. Existem várias maneiras de avaliar a cicatrização das feridas. Os métodos mais utilizados atualmente são a tensiometria, a densitometria e morfometria do colágeno, a imunoistoquímica e, mais recentemente, a dosagem de fatores de crescimento.

Os tipos de cicatrização são: Primeira Intenção, onde não há infecção, corpo estranho e existe pouca perda de tecido, com fechamento total em 48 horas. O segundo é Contração e Epitelização, onde a ferida permanece aberta, perda substancial de tecido, resposta inflamatória evidente e o processo acontece tardiamente, com infecção associada com formação de tecido de granulação. O último é a cicatrização por terceira intenção, onde o ferimento permanece por um tempo determinado, enquanto estiver com uma infecção real, com fechamento posterior. As variações para a ferida se curar com menos tempo, depende do estado nutricional, deficiências, oxigenação dos tecidos, localização, idade, anemia, doenças crônicas, medicamentos e, claro, tratamento adequado.

Aqui na Clínica Terapia de Feridas, você e seus familiares podem contar com o tratamento adequado para cada tipo de ferida. Temos todo o conhecimento e recursos necessários para uma cicatrização eficaz e uma recuperação rápida com supervisão adequada.