A trombose é um dos maiores motivos de mortes cardiovasculares. Ela acontece quando há a formação de coágulos de sangue dentro das veias ou artérias, recebendo o nome de trombose venosa ou trombose arterial. Essa condição atrapalha a circulação normal do sangue e provoca inflamação na parede dos vasos sanguíneos.
O maior perigo dessa doença para a saúde está quando o trombo corre pelas veias e artérias, chegando até os pulmões, provocando embolia pulmonar e ao cérebro gerando trombose cerebral. Essas duas situações precisam ser tratadas o quanto antes por motivos fatais.
Uma das situações que mais contribuem para a formação dos coágulos da trombose é ficar parado na mesma posição durante muito tempo. Durante uma viagem longa, seja ela de avião, carro ou ônibus, é inevitável não ficar na mesma posição. Ajuda também beber água e manter-se hidratado com frequência durante o percurso da viagem. E, claro, toda vez haver uma oportunidade de levantar e esticar as pernas, caminhar um pouco, também ajudará muito na prevenção.
A trombose, dependendo do caso e se não for tratada correta e imediatamente, pode evoluir para algumas complicações. As principais são a Insuficiência venosa crônica ou síndrome pós-trombótica, Inchaço crônico da perna afetada, varizes, mudanças na pele, que pode se tornar mais escura e seca, eczema e embolia pulmonar.
Essa última é a principal complicação decorrente de trombose, quando um vaso sanguíneo do pulmão é obstruído por coágulo de sangue, oriundo de outras partes do corpo, especialmente as pernas.
Ao notar os primeiros sintomas é indicado procurar os nossos especialistas da Terapia de Feridas. Apenas um especialista pode verificar se há sinais de trombose e indicar o melhor exame para averiguar o caso com mais profundidade.