Cuidados necessários após quedas e tombos

Tombos são eventos corriqueiros, causados por vários motivos. Uma queda pode ocorrer devido a acidentes domésticos ou de trabalho, ao subir em cadeiras, mesas, espaços rolantes e ao escorregar de escadas, mas também pode ocorrer devido a desmaios, tonturas ou hipoglicemia que podem ser provocados pelo uso de medicamentos específicos ou algumas doenças.

Antes de verificar alguém que sofreu uma queda grave é importante não mexer na pessoa, pois pode haver fratura na coluna e hemorragias internas e se for feita uma movimentação inadequada pode piorar o estado de saúde da vítima.

Depois de presenciar alguém caindo é necessário verificar se ela está consciente, perguntando nome, o que aconteceu e em seguida, dependendo da intensidade, da altura, do local e da gravidade é preciso chamar ajuda e ligar para a ambulância

Se a pessoa for idosa ou se tiver osteoporose é sempre importante consultar um clínico geral, pois mesmo que não tenha nenhum sintoma ou sinal visível na hora da queda, pode ter ocorrido algum tipo de fratura.

E também, se mesmo em caso de queda leve, a pessoa tiver batido a cabeça e esteja sonolenta ou com ânsia de vômito, é fundamental procurar um profissional de urgência, pois pode ter alguma lesão no crânio. Caso a pessoa tenha um sangramento, pode-se controlar a hemorragia fazendo pressão no local com auxílio de um pano limpo, no entanto, isto não é indicado em caso de sangramento no ouvido.

A Terapia de Feridas auxilia em todas as situações de tombos e quedas, agilizando o processo de atendimento, checagem e o tratamento adequado para qualquer situação, e claro, em casos de crianças, grávidas e idosos, em especial. Estamos aqui para cuidar do seu bem estar e na sua recuperação.