Você se machucou. E Agora? Como resolver e não agravar o momento? Assim como todo tipo de acidente e ferimento, é essencial seguir algumas etapas no atendimento. Primeiros socorros para cortes superficiais são bem diferentes das técnicas usadas em ferimentos mais profundos.
Toda ação cirúrgica, independente da gravidade, gera repercussões aos sistemas orgânicos. Dentre essas repercussões, pode-se destacar: as lesões teciduais pela perda da integridade da pele e tecidos subcutâneos, as perdas sanguíneas decorrentes da ruptura de vasos e do aumento da permeabilidade vascular no local do trauma, edemas e linfedemas, aumento do consumo de oxigênio, entre outras.
Em cortes superficiais, o primeiro passo é identificar se a ferida não é grave mesmo. Na sequência, deve-se lavar as mãos com água e sabão. Logo após, indicamos que lave a ferida com muito cuidado com água e sabão, certificando-se que o local fique limpo e livre de partículas que podem causar infecção;
É fundamental também aplicar um antisséptico e seque o local em volta da ferida. Dependendo do nível da lesão, coloque uma gaze ou um pano limpo para cobrir a ferida. Em hipótese alguma utilize algodão, uma vez que as fibras podem grudar no machucado, provocando novo sangramento ao ser removido. Preserve o corte limpo e seco para facilitar a cicatrização.
A cicatrização normal é um processo dirigido a um objetivo, que ocorre segundo leis próprias e leva ao fechamento da ferida por meio de sequências bioquímicas e histológicas, no menor prazo possível. Caso a ferida seja de pequena extensão e o curativo possa ser trocado em casa, fique atento à limpeza deste curativo e mantenha a higiene das mãos e do local a ser tratado, assim como dos materiais utilizados, que devem ser descartáveis e utilizados no momento da abertura da embalagem. Mas em casos graves ou de falta de conhecimento sobre a situação, você tem a Terapia de Feridas como parceria no tratamento com a nossa equipe especializada.