Como cuidar de hematomas?

É preciso uma pancada na quina de um móvel ou golpe mais duro durante o esporte do fim de semana e pronto: aparece aquela mancha vermelha na pele, que incha, dói e vai mudando de cor com o passar dos dias. É causado por traumatismos como pancadas diretamente sobre a região afetada ou outras atividades que causem o extravasamento de sangue.

Os hematomas também podem surgir em decorrência de uma doença da coagulação. Por isso, dependendo da sua extensão e da sua gravidade, deve-se buscar ajuda profissional.

Um dos primeiros cuidados seria o uso do gelo, que reduz o fluxo de sangue na área atingida, evitando que o hematoma aumente. A Compressa morna pode ser usada a partir do segundo dia da lesão, porque ela dilata os vasos sanguíneos e melhora a circulação, o que ajuda a limpar a área e minimizar a mancha.

A Elevação da área atingida funciona principalmente no momento da lesão, porque ajuda a drenar fluidos acumulados e reduzir o risco de desenvolvimento de um hematoma grande. Basta elevar o membro atingido acima do nível do coração.

A maioria dos hematomas se deve mesmo a traumas localizados, ou seja, não é grave, não indica doença e desaparece espontaneamente. Pessoas que têm problemas de coagulação ou diminuição na contagem de plaquetas do sangue, porém, podem apresentar hematomas após traumas mínimos. Nesses casos, apoiar uma parte do corpo em um móvel ou objeto, mesmo sem força ou impacto, basta para levar ao aparecimento de um hematoma.

Os hematomas tem estágios, e em qualquer nível ou agravamento, entre em contato com a Terapia de Feridas para cuidar da região afetada e agilizar o processo de cicatrização e dissolução do problema.