Como cuidar de feridas contaminadas?

A ferida por si só já é um problema a ser resolvido. Entretanto, quando o ferimento passa pelo processo de contaminação, a situação pode ficar mais delicada e exigir uma atenção maior a região que foi afetada.

As ferida contaminadas são as que têm reação inflamatória. Esse fenômeno pode ser causada pelo contato com terra ou algum outro tipo de matéria contaminada. Provocando edemas, vermelhidão, dor, alteração de temperatura e presença de pus.

As feridas contaminadas incluem feridas acidentais, recentes e abertas e cirurgias em que a técnica asséptica não foi respeitada devidamente. As infectadas ou sujas são aquelas nas quais os microorganismos já estavam presentes antes da lesão.

Quanto ao grau de contaminação, as feridas podem ser limpas, limpas-contaminadas, contaminadas ou sujas e infectadas. Feridas limpas são aquelas que não apresentam inflamação e em que não são atingidos os tratos respiratório, digestivo, genital ou urinário.

Já as limpas-contaminadas são aquelas nas quais os tratos respiratório, alimentar ou urinário são atingidos, porém em condições controladas. Elas contaminadas incluem feridas acidentais, recentes e abertas e cirurgias em que a técnica asséptica não foi respeitada devidamente.

Feridas infectadas ou sujas são aquelas nas quais os microorganismos já estavam presentes antes da lesão.Também são consideradas contaminadas aquelas em que já se passou seis horas após o ato que resultou na ferida. O risco de infecção da ferida aumenta de 10 a 17%.

A Terapia de Feridas pode cuidar do paciente, não apenas os ferimentos, como a prevenção da sua contaminação, trabalhando para deixar toda a assistência necessária a vítima. Estaremos do seu lado o tempo todo.