Caiu de moto? Como cuidar dos ferimentos

Andando pela estrada e, infelizmente, aconteceu o acidente, caindo ao andar de moto. Se esse for o caso, sofrendo com um tipo de rompimento da pele, raspagem ou queimadura de fricção causada pelo asfalto. Essa condição é dolorosa, mas tem coisas que o piloto pode fazer para ver se está bem e começar o processo de cura. Lembrando que, antes, durante ou após o evento,é essencial que um profissional avalie a gravidade da lesão e, então, indique o melhor tratamento.

Um lembrete: A principal dica para evitar esse tipo de lesão é a segurança. Fazer uso dos equipamentos e acessórios corretos é essencial para proteção do piloto em casos de quedas e acidentes de moto. Os equipamentos devem conciliar qualidade e conforto, para que haja o hábito de utilizá-los sem desculpas.

Caso o seu acidente ocorra em uma área perigosa, como o meio da rua ou avenidas, é preciso ir para um espaço mais protegido. Dessa forma, diminuirá o perigo de se machucar mais. É necessário checar se o acidente é profundo o bastante para se ver gordura, músculos, ossos ou jorrando sangue. Em caso positivo,  é bom pressionar a ferida com as mãos, usando roupas ou outro material enquanto espera por ajuda. Isso vai ajudar a deixar o sangramento mais lento.

É importante proteger o ferimento com uma atadura contra sujeira, infecções e irritações causadas pelas roupas durante o tempo de recuperação. Uma atadura não adesiva é melhor, ou segurar uma gaze estéril no lugar com fita ou uma faixa elástica.

A velocidade exata com que ferida vai se recuperar depende de diversos fatores como a idade, a nutrição, se fuma ou não, nível de estresse, doenças, etc. Durante o processo de cicatrização, é fundamental comer e beber direito. Tomar bastantes fluidos, cerca de seis a oito copos, especialmente de água, por dia e comer alimentos saudáveis durante a recuperação. Manter hidratado e bem nutrido ajudará no processo.

Outra questão é usar roupas e equipamentos protetores. Vestir roupas de proteção adequadas como mangas longas e calças quando for possível ajudará a proteger a pele contra essas feridas. Caso o paciente esteja participando de atividades que são propensas a causar ferimentos, utilize as proteções apropriadas. O equipamento protetor aumentará bastante as chances de você sair ileso.

Se mesmo com todos esses cuidados um acidente de moto resultou em escoriações e até mesmo problemas mais graves, procure a nossa clínica para atendê-lo o mais breve possível para que a situação seja avaliada como um todo e a recuperação se inicie.