A Enfermagem como ofício de cuidado e assistência familiar

É essencial compreender a família como a mais constante unidade de saúde para seus membros. Assim, a assistência à família como unidade de cuidado implica em conhecer como cada família cuida e identifica as suas forças, as suas dificuldades e os seus esforços para partilhar as responsabilidades. Com base nas informações obtidas, os profissionais devem usar seus conhecimentos sobre cada família, para junto dela, pensar e implementar a melhor assistência possível.

A essência da enfermagem é o cuidar. Considerando-o como o objeto de trabalho, é necessário que seja eficiente e prestado de forma humanizada. Ao se estabelecer o cuidado, este deve ser sistematizado e holístico, a fim de promover a qualidade da assistência e o cuidado emocional.

Portanto, a comunicação é um ponto positivo que permeia a interação enfermeiro–cliente e que pode se tornar terapêutico. Os cuidadores devem promover o bem-estar, tanto para doentes quanto para familiares. Devem perceber a importância do relacionamento, da presença, da comunicação, da disponibilidade, de forma efetiva e com qualidade. Quando

Os profissionais da enfermagem delegarem atividades administrativas, como normas e rotinas e se envolverem de forma comprometida com os cuidados humanos, aliados à habilidade técnico-científica, obterão resultados mais positivos frente ao processo de humanização da assistência.

Especialmente quando se envolvem em tratamento de feridas em que o acompanhamento e assistência exige um envolvimento melhor com a família para cuidar durante todo o processo, assim como as necessidades para melhorar a cada etapa.

Conte com a nossa equipe para evoluir o quadro clínico do paciente, auxiliar na recuperação e garantir a saúde e bem estar da sua família!

Deixe um comentário