Como cuidar de pequenas feridas em crianças e bebês?

Pequenos machucados podem ser comuns entre as crianças, especialmente aquelas que brincam mais. Mas esses acidentes indesejados podem ser evitados ou, pelo menos, amenizados com alguns cuidados.


Na escola, a atenção e os cuidados básicos dos profissionais nos momentos de recreação são de extrema importância, como o acompanhamento e supervisão em brinquedos nos parquinhos, que oferecem riscos de quedas ou quinas perigosas.


Para evitar os riscos de acidentes em parquinhos de areia ou grama, quadras e outros ambientes oferecidos pela infraestrutura da escola, os professores e responsáveis devem ficar atentos às condições dos brinquedos, higiene dos locais e instalações.


É sempre bom reforçar que se um ferimento leve (como arranhão, corte superficial, escoriação) não receber a atenção necessária, pode ocasionar problemas de saúde mais graves, como infecção do local que pode se estender para outras partes.


É fundamental cobrir o local com curativo ou gaze limpa e esparadrapo poroso é recomendado somente nos casos em que os ferimentos estejam em locais sujeitos ao atrito como cotovelos, joelhos, mãos e pés. A recomendação é deixar o ferimento aberto e seco para que a cicatrização aconteça de forma mais rápida.


Se você, mãe, precisa de cuidados com os ferimentos do seu filho, basta entrar em contato conosco para auxiliar em todo o processo, garantindo mais saúde e bem estar para os pequenos.

Deixe um comentário