Uma ferida é representada pela perda de integridade da pele e tecidos moles subjacentes, podendo ser aguda ou crônica. As causas podem ser associadas a diversos mecanismos, desde trauma até lesões isquêmicas.
Os sinais da inflamação – rubor, calor, edema, dor – são resultado da resposta celular e bioquímica no local, principalmente pelo recrutamento celular e aumento da permeabilidade vascular.
As etapas se dividem em: proliferativa, neo-angiogênese, epitelização, fibroplasia, granulação e maturação. Veja abaixo:
A fase proliferativa inclui reepitelização, síntese da matriz e neovascularização. Processos que iniciam em torno do terceiro dia após a lesão e dura algumas semanas.
A neo-angiogênese é a formação de novos vasos sanguíneos. Nessa fase de proliferação celular, ocorre uma demanda de suprimento sanguíneo para o local da ferida, sendo necessária uma neo-angiogênese.
A epitelização ou migração é a proliferação celular basal e migração das células epiteliais na ponte de fibrina, que rejuvenesce a derme.Nas primeiras vinte e quatro a trinta e seis horas, para que a ferida seja recoberta, há a proliferação de células do epitélio.
A fibroplasia é a produção de colágeno pelos fibroblastos, que torna a ferida mais forte e resistente. Os fibroblastos têm origem a partir de células mesenquimais quiescentes, que são ativadas, e produzem os componentes da matriz extracelular.
A última etapa, e característica dessa fase da cicatrização, é a formação do tecido de granulação. Ele é composto basicamente pelos neo-vasos, fibroblastos, macrófagos e colágeno frouxo, resultado da neo-angiogênese e fibroplasia.
A fase de maturação ou remodelamento é caracterizada pela deposição organizada de colágeno. É a de maior importância clínica, no processo de cicatrização, pois é quando a ferida recebe maior suporte. Essa fase final se inicia após vinte e um dias da lesão, podendo perdurar até um ano.
Temos profissionais para auxiliar nos cuidados durante o período de inflamação, cuidando das suas feridas com total assistência, cuidado e zelo com o paciente. Procure a Terapia de Feridas.