Uma ferida que se abre devido a um acidente, ou por uma fatalidade crônica. Pacientes que possuem feridas agudas são indivíduos que necessitam de tratamento especializado e acompanhamento médico contínuo na maioria dos casos, como forma de atenuar o desconforto e evoluir a qualidade de vida, o bem-estar e a saúde.
Toda pessoa já teve algum tipo de ferimento, que pode ser causado por traumas, acidentes, cirurgias ou desencadeadas por alguma doença. Para tratar dessa enfermidade é necessário contar com a presença de um profissional qualificado e especializado no cuidado de pessoas com estomias, feridas e incontinências, seja no âmbito hospitalar e ambulatorial, bem como na assistência home care, em casa.
Ligadas a doenças como diabetes mellitus, hipertensão arterial sistêmica, hanseníase, neoplasias e problemas neurológicos, entre outros, as feridas crônicas agudas apresentam graus diferenciados de comprometimento e são consideradas complexas, daí a necessidade de tratamento, quando a cicatrização é difícil e o processo torna-se prolongado. Geralmente nos casos, a resolução depende do controle ou até mesmo da cura, se possível, da doença causal.
O tratamento de feridas, evoluídas a partir da conexão entre as proeminências ósseas e os tecidos moles, deve ser diagnosticado de maneira individual, uma vez que cada paciente, além de suas particularidades, responde aos estímulos e cuidados de forma diferente. Fatores como a evolução do quadro clínico, características das feridas e disponibilidade de recursos sugeridos pelo corpo clínico responsável pelo tratamento são primordiais e decisivos para elevar o conforto do cidadão de modo a oferecer-lhe a melhor evolução diária.
Algumas feridas são difíceis de cicatrizar e podem dar início a lesões crônicas que não respondem a tratamentos convencionais. Pacientes acamados por muito tempo são os mais vulneráveis a esse tipo de ferimentos. as feridas cirúrgicas ou naquelas mais graves e expostas, embora a lavagem também seja indicada, geralmente deve ser feita com soro fisiológico e material esterilizado e, por isso, é muito importante ir ao hospital. Porém se a ferida estiver muito suja, pode-se jogar um pouco de soro para remover a sujeira antes de ir ao hospital.
No atual momento, em que a área de saúde é foco de intensas mudanças em seus processos de trabalho, visando à maior humanização e ao aprimoramento da qualidade assistencial, à constante renovação dos fundamentos científicos e à busca pelas melhores práticas que são essenciais para o sucesso na carreira. Por isso, conte a Terapia de Feridas e evolua a sua saúde e suas etapas de cicatrização.